segunda-feira, 30 de março de 2015

Estabeleça Altos Marcos

Levanta para ti sinais, faze para ti altos marcos, aplica o teu coração à vereda, ao caminho por onde andaste; volta, pois, ó virgem de Israel, regressa a estas tuas cidades.”
Jeremias 31:21

Introdução

Nas minhas viagens de carro, quando não tenho mapas ou mesmo com eles, procuro sempre marcar locais, pontos de referência nas estradas ou cidades. Faço isto para que caso eu volte  por ali, tenha noção de onde estou.
Como engenheiro florestal,  várias vezes entrei na floresta amazônica. Como receasse me perder, quebrava galhos por onde ia passando para saber o caminho de volta. Isto nos faz lembrar  o exemplo daqueles pais (mau exemplo) que resolveram abandonar seus filhos “Joãozinho e Maria” no meio da mata. O que faz então o garoto? Leva umas pedras e vai marcando o caminho. Com isto consegue achar o caminho de volta. Nova tentativa de abandoná-los é feita. Desta vez Joãozinho lança pelo caminho migalhas de pão. Contudo, pássaros as comeram o que fez com os dois irmãos ficassem perdidos na floresta. Creio que todos conhecem essa história infantil.
Hoje temos GPS, celulares e na internet o google maps. Através dele você pode ir de uma cidade para outra sem pedir ajuda a nenhum policial, ou a estranhos. Ou mesmo localizar uma rua, um número dentro de sua própria cidade.

Desenvolvimento
O verso 21 de Jeremias 31  diz: “...preste atenção na vereda...”. Na vida espiritual temos uma sugestão de caminho que é o próprio Senhor Jesus Cristo que diz: “Eu sou o caminho...”
 Em Oséias 6:3 lemos: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; ...” é a sugestão do Profeta.
 Para conhecer esse caminho, andar por ele e viver nEle e por Ele faz-se necessário fincar os seguintes  marcos:
  
1º Alto marco Compromisso como o Senhor.
Mt. 11:28,29  “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

a) Vou ficar e andar com Ele
Mc. 10:52 E Jesus lhe disse ao cego de Jericó "Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”

O que ELE FEZ NA SUA VIDA?

Muitos tem sido beneficiado pela cura, mas não querem ter compromisso com o Senhor.
Temos o exemplo dos 10 leprosos curados, só um voltou para agradecer ao Senhor Jesus Cristo. Lucas 17:12.
- Você está entre os nove que não voltaram para agradecer?

b) Vou aprender com Ele, Mt. 11:29;
Mt. 13:36; "Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo"

Lc. 11:1; "E ACONTECEU que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos."

At. 17:11 "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim".

Ed. 7:10 "Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos".

Js. 1:8 " Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido"


2º Alto marcoVou falar de Jesus Cristo
Mc. 5:18-20 “E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.  Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe:
- Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti.”

Mt. 28:7 "Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito".

Mt. 28:10 "Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão".

Mt. 28:19,20 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém".

At. 4:20 “Pois não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”.

Você tem falado de Jesus Cristo como  Senhor e Salvador? Tem testemunhado?

3º Alto marco – Vou ser frequentador da igreja
At. 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

At. 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

At. 12:5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
  
Vou fazer parte dos intercessores, dos interessados pelos irmãos.
É importante a sua presença com responsabilidade na Igreja. Quando você não vem, você faz falta para opinar, orar etc.

4º Alto marco  – Vou contribuir com a Igreja e a obra missionária
Vou ajudar, não vou atrapalhar. Vou contribuir com minhas ofertas e dízimos.
Como diz o hino "morri por ti que fazes tu por mim"

5º Alto marco – Vou ser referencial no meu lar, igreja e trabalho.
2 Tm. 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Vou procurar ser o melhor e me apresentar como um obreiro de valor para Deus e para o meu semelhante.

At. 10:22 “E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.”
1 Tm. 3:7 “Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.”

Conclusão
Davi antes de ser rei tinha um bom testemunho na sua casa.
Citarei o verso, sem comentário, porque este é outro estudo que vou deixar para uma outra oportunidade.
1º Sm. 16:18  "conheço um filho de Jessé, o Belemita, que sabe tocar, e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras, e de boa aparência, e o Senhor é com ele."

ISA2 é missionário da UMNT 

Nenhum comentário: