terça-feira, 16 de abril de 2013

CERTEZA.

Para ver se, de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Fp. 3:11.

Será que o apóstolo Paulo não tinha certeza da sua ressurreição?
Ele tinha dúvidas a respeito de sua salvação? O que ele quer dizer quando diz no verso 13: “irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado...”?
O apóstolo Paulo não tinha dúvidas quanto à sua salvação e também participação na ressurreição dentre os mortos.  Ele não estava colocando em dúvida se iria alcançá-la, mas que até lá ainda passaria por dificuldades. Numa tradução melhor seria assim: "Para que, não importa como, eu chegue à ressurreição dentre os mortos".
O apóstolo está falando da "ressurreição DENTRE os mortos", e não da "ressurreição dos mortos". A ressurreição DENTRE os mortos acontece no arrebatamento, quando alguns que estão entre os mortos serão ressuscitados. 1 Ts. 4:16,17.  A ressurreição dos mortos ocorre no juízo final, no Grande Trono Branco.  Ap. 20:11-15. Mas aí não será uma ressurreição para salvação, mas apenas para condenação; para Deus lavrar a sentença daqueles que não foram salvos em vida. No grande trono Branco não será julgado nenhum salvo. Ali todos serão réus, todos culpados e, portanto, todos serão condenados.
Precisamos lembrar-nos das regras na interpretação das Sagradas Escrituras. Comparar o versículo com o texto, o texto com o contexto e o contexto com todo ensinamento geral das Escrituras. Do contrário, vamos achar que a Bíblia se contradiz. O mesmo apóstolo Paulo escreveu: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. Rm. 5:1. Justificar é  tornar justo! Se somos justos, somos salvos e, com certeza temos parte na ressurreição ou seremos arrebatados.  E ainda: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”. Ef. 2:8,9.
E Ele mesmo mostra todo o método de salvação em Ef.  2, falando ainda da nossa posição em Cristo Jesus. Mostrando que nós que éramos mortos, fomos vivificados em Cristo e, pela graça somos salvos. V. 5 e inclusive diz no verso 6 “E nos RESSUSCITOU e nos fez assentar nos lugares celestiais”! No capítulo cinco de Romanos Pala fala todo tempo de justificação pela graça e obra do nosso Senhor Jesus Cristo. No mesmo livro de Filipenses Paulo diz no capítulo 1:21: “Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é ganho”


Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Fp 3:12.
Nesta passagem está claro que Paulo não está falando de uma perfeição, através da qual poderemos chegar a salvação e a ressurreição sem pecado.  Somos aperfeiçoados em Cristo Jesus! Em Hb. 10:14, que provavelmente foi escrito pelo Apóstolo Paulo está escrito que fomos aperfeiçoados numa só oblação, para sempre! Para a salvação nossa, isto é o suficiente porque foi feita, oferecida, por Cristo Jesus! E como diz em 2 Co. 5:17, “Se alguém está em Cristo é nova criatura e tudo nele se torna novo”!  No próprio texto de filipenses no versículo 15 Paulo diz: “Por isso todos quantos SOMOS PERFEITOS...
O que Paulo nega ter já alcançado é a perfeição final, quando tiver sido ressuscitado dos mortos. Quando receberá um corpo incorruptível. Mas declara que está caminhando para lá. Ele está falando da ressurreição “dentre” os mortos. Assim como Cristo foi ressuscitado como primícias dos que dormem. Ele está falando da virtude e do poder que se manifestou em Cristo Jesus ressuscitando-o dentre os mortos e colocando-o a direita de Deus. Ef. 1:19:20. Paulo mesmo exorta para que sejamos seus imitadores assim como ele era de Cristo. 1 Co. 11:1.
Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como Ele é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. 1 Jo. 3:2,3.




quinta-feira, 11 de abril de 2013

Conferência Anual da Missão Evangélica Indígena UNIEDAS

A U.M.N.T e a igreja da Planalto receberam convite da Missão Evangélica Indígena UNIEDAS, através do seu presidente Pr. Jonathan José, para participar nos dias 05 a 07 de abril da sua Conferência Anual na Aldeia Água Azul, localizada entre os municípios de Dois Irmãos do Buriti (MS) e o município de Sidrolândia (MS). Os neotestamentários ficaram responsáveis pelo ensino às crianças de 0 a 12 anos. 
Nosso contato com esses irmãos reiniciou na época da Comemoração do Centenário da Evangelização da Nação Terena. Dizemos reiniciou porque o início da evangelização terena deveu-se aos missionários da antiga ISAMU, encabeçados pelo irmão John Hay, pai do missionário Alexandre Hay (fundador da U.M.N.T). Daí nossa afinidade com esse grupo de irmãos. 
Comprometemo-nos a estar na Aldeia Água Azul somente no sábado, dia 06, pela manhã e a tarde.
Saímos de Campo Grande, em três carros,  as 6 horas da manhã com muita chuva. Já havia chovido a semana toda e a noite que antecedeu nossa ida foi de chuva intensa também. 
Decidimos ir até Sidrolândia, talvez lá não estivesse chovendo. Mas, que nada, o céu se mantinha escuro e a chuva não parava. Decidimos então prosseguir, mesmo sem saber se conseguiríamos chegar ao nosso destino, pois havia 40 km de estrada de chão antes da aldeia. Foi um exercício de fé e o Senhor honrou a nossa decisão. Chegamos sem problemas.
A chuva só parou as 11 horas da manhã. Na primeira reunião tivemos 20 crianças. Nossa equipe de evangelistas era de 14 irmãos. Nosso tema foi o que a Bíblia é.  Ficamos duas horas com as crianças: ensinando a lição, o versículo e cânticos. No final foi feito o convite para receberem ao Senhor Jesus. Muitas crianças levantaram as mãos como um sinal e em seguida fizemos o aconselhamento em grupo com elas.

 No período da tarde o número de crianças subiu para 45. A irmã Gláucia Torrezan deu uma lição de aplicação, cujo tema é: O Presente que Deus quer. Em seguida fomos chamados ao salão de reunião para as crianças apresentarem aquilo que elas aprenderam. 
A experiência foi maravilhosa! Louvamos ao Senhor pela oportunidade de levar a Palavra de Deus aos pequeninos. Como disse Spurgeon: "Quem ganha uma criança para Cristo, ganha uma vida inteira".
No estudo com os adultos fez-se o desafio para a obra missionária e duas pessoas se apresentaram: um jovem índio Caiapó, de 17 anos e uma mulher, neta de índios terena. Esta foi evangelizada na igreja neotestamentária do Monte Líbano em Campo Grande e batizada pelo missionário John Rees quando era pequena. Ela é acadêmica do curso de direito, está no último ano. Após concluir o curso, ela e seu esposo se dedicarão a obra missionária em tempo integral no meio dos indígenas.
Ficamos comovidos de ter o privilégio de ver o fruto da semente lançada no coração de uma criança. O missionário John  Rees já está na glória há muito tempo, mas os frutos continuam. Louvado seja o Senhor nosso Deus!



Distribuimos Novo Testamento para todos, independentemente se sabiam ler ou não. Pediu-se que cuidassem bem do precioso livro.
Foi ensinado um coro sobre a Bíblia para as crianças indígenas.

Pedro Henrique falou que a Bíblia é como fogo.
Luis Alberto Bascope usou uma Bíblia de vestir.
Jéssica entrou comendo pão para ensinar que a Bíblia é como pão.
Pedro Afonso, a direita de Luis Alberto, também foi um excelente auxiliar.

Gleici ensinou que a Bíblia é como um martelo.

Andresa Bascope e Rachel Luiza Torrezan colaboraram sempre com sorriso nos lábios.
Rachel também ensinou  que a Bíblia é como uma semente. 
Crianças lendo atentamente a Bíblia.


       A missionária Rosangela faz um pequeno exercício para que todos fiquem 
 de olhos fechados  na hora da oração.
Ele fechou os olhos com força para ouvir a oração.

 Leonnard, jovem da Neo, mostrou que a Bíblia é como mel.
Elisandra Lobo Bascope ensinou o versículo:
 Salmo 119:105
"Lâmpada para meus pés é a tua palavra, e luz para meu caminho".

Alice Lobo disse que a Bíblia é como um espelho.

Gláucia Torrezan ensinando a história:
 "O presente que Deus quer".

 Crianças indígenas com a equipe da Neotestamentária e o Pr. Jonathan José.
 A equipe da NEO atrás do grupo de crianças, Pr. Jonathan a esquerda em pé, camisa azul,
a missionária Rosangela a direita.  Eu estou sentado na frente das crianças.
Fiquei responsável pela filmagem e fotos.

Gláucia e  Pr. Antônio Torrezan da Neotestamentária da Vila Planalto.
No centro, Pr. Jonathan José, presidente da UNIEDAS, eu e minha esposa Rosangela Lins Almeida

Notícias de Porto Alegre

Depois de mais de trinta dias de espera com a faixa na frente do local, de haver distribuído mais de 500 convites com folhetos na região, na tentativa de ministrar um curso bíblico básico, a pessoas interessadas; depois de haver investido em bíblias para doar aos interessados, hoje retirei a faixa, enrolei-a e guardei como recordação. Infelizmente não apareceu um sequer, que se interessasse em ouvir e aprender da Palavra de Deus. 
Realmente a terra é árida! Agora, seguimos orando para que Deus nos mostre a melhor maneira de contactar as pessoas, levando a Palavra aos corações. 
A distribuição de folhetos continua. Com a mudança de um casal de Uruguaiana para Porto Alegre, o Davi e Cláudia, Achamos que podemos ampliar nossos contatos e expandir um pouco mais. Como disse a irmã Cláudia no domingo passado: Quem disse que para termos um bom culto precisa ter muita gente?  Seguimos nos reunindo as quartas feiras e aos domingos com Ceia do Senhor e estudos pela manhã e a noite.  
Uma de nossas vizinhas, tem participado conosco trazendo também seu filho de cinco anos. Ela é bem problemática e tem muitas dificuldades com a própria mãe e com os vizinhos, mas tem vindo e aos poucos está aprendendo da Palavra. O Lucas Cavalcante de Primavera do Leste também está congregando conosco sempre que pode. Ele está fazendo um curso de Piloto e a escola em que ele se aloja é bem distante daqui. São 40 km e aos domingos, como acontece em todas as cidades, o transporte coletivo é bem reduzido. No caso dele que depende de dois ônibus, fica bem difícil, mas sempre que pode ele tem estado com a gente. 
Tem mais uma família de quatro pessoas que, pela graça de Deus está firme e o irmão Elias Pillar que também tem sido frequente. Esperamos aumentar esse número para a glória de Deus e, não vou negar, para nossa satisfação! Seguimos indo a Sapiranga uma vez ao mês, em visita a uma irmã dali, que também continua firme. A obra é do Senhor! 


Grande abraço a todos.

domingo, 7 de abril de 2013

Acampamento de Jovens em Campo Grande,MS - 2013

"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras.
(Apocalipse 2:5a)
Nos dias 29, 30 e 31 de março, tivemos em Campo Grande/MS mais um Acampamento de Jovens, cujo tema era “Como Se Fosse A Primeira Vez” que tratava a respeito da volta dos crentes em Cristo ao primeiro amor. Tivemos a presença de 83 jovens, sendo que 17 irmãos eram de Campo Grande, e ainda vieram 16 de Corumbá, 11 de Ladário, 13 do Mato Grosso, 16 da Argentina, 6 do Paraguai e 4 da Bolívia. Os palestrantes foram o Pr. Peter Rees (Campo Grande – Vila Kellen), que falou sobre o amor de cada jovem por sua igreja, e o Missionário Eliezer Medina (Paraguai) que ministrou sobre a volta ao primeiro amor e sua importância.
O coordenador, o Pr. Antonio Torrezan, fez a abertura às 9h do dia 29 de março, falando sobre como seria o acampamento durante esses três dias e fez uma introdução do assunto que seria tratado, contando a história do profeta Oséias, que, obedecendo ao Senhor, casou-se com uma prostituta e a todo momento tinha que resgatá-la de volta para si. Fez assim um paralelo sobre como Cristo agiu e ainda age conosco, que por Seu imenso amor nos busca de nossa prostituição. Logo após, o Pr. Antonio fez a separação dos grupos: Gômer, Jezreel,Lo-Ruama e Lo-Ami, nomes tirados do livro de Oséias.
Durante a noite foi feito um luau, no qual sentamos em volta de uma fogueira e louvamos ao Senhor, tanto em português como em espanhol. Também foram servidas frutas e marshmallows para acompanhar o momento.  Depois de certo tempo, os jovens se reuniram para brincar e correr.
No dia seguinte, já à noite, foi realizado um teatro encenado pelos jovens de Campo Grande/MS que mostrava como é quando um jovem se afasta da presença do Senhor e se esquece de como era no princípio. Mostra também a dificuldade que é voltar para Cristo e o amor Dele por nós ao nos resgatar onde quer que estejamos. Logo após tivemos a Festa de Casamento, o qual marcou um verdadeiro compromisso com o Senhor ao nos reconhecermos como a noiva Dele. Durante a festa tivemos os agradecimentos de cada nação presente sendo representados por um ou dois jovens. Um momento de risadas e de palmas.
Já no domingo, ultimo dia de acampamento, tivemos a Ceia do Senhor, e logo depois do almoço o acampamento estava finalizado. Durante a tarde, os jovens que não conheciam a cidade tiveram a oportunidade de conhecê-la. À noite, tivemos o culto de evangelização na congregação Neotestamentaria na Vila Planalto, com a participação do jovem René Cardozo (Paraguai) e do missionário Eliezer.
Foi um acampamento de muitas bênçãos, com excelentes palestras ministradas e principalmente um momento de interação entre os jovens cristãos da Neotestamentaria. Alguns jovens eu já conhecia de outros acampamentos, outros acabei de conhecer. Mas como ouvi o Pr. Antonio dizer “só de olhar e saber que é um irmão, eu o amo.”.
Momentos como: os “hermanos” sempre se esforçando para falar português, as brincadeiras durante a noite, a serenata pro Pr. Antonio em seu aniversario, as musicas aprendidas e a famosa “Foi bom conhecer você”, as rodinhas de louvor e de conversas, e muitos outros momentos marcaram esse acampamento que já está fazendo falta. Ah, e não sei se sinto tanta falta, mas temos que lembrar do“galo” que nos acordava todos os dias.
Gostaria de agradecer a cada jovem que se esforçou para comparecer ao Acampamento de Jovens 2013 “Como Se Fosse A Primeira Vez”. Obrigada aos irmãos do Mato Grosso, de Corumbá, de Ladário, da Argentina, do Paraguai e da Bolívia por suas presenças marcantes nesse acampamento, sempre com muita alegria e disposição. Obrigada também aos colaboradores: Marizete e Givaldo que há 23 anos cozinham em retiros de jovens, Alberto e Elisandra, Alice e Anderson, e Glaucia que auxiliaram na cozinha e na organização também. Estava tudo muito lindo e a comida estava fantástica! Os “hermanos” que o digam, eram sempre os primeiros da fila, haha! Obrigada aos jovens de Campo Grande que se dispuseram a auxiliar e a fazer de cada acampamento, o melhor. E agradeço também ao Pr. Antonio que está à frente desse trabalho há 8 anos sempre acolhendo e coordenando os acampamentos com seu espírito jovial!
O acampamento desse ano acabou e já esperamos e contamos com a presença de cada jovem no ano que vem. Contamos também com as orações dos irmãos de cada congregação para que esse trabalho continue, pela graça do Senhor.  Hasta el próximo año! Raquel Torrezan

 
Alice e Anderson
Auxiliares de Cozinha

 Alberto e Elisandra,
 auxiliares de cozinha
 Marizete e Gilvaldo - responsável pela cozinha
Coordenador do evento - Gláucia e Antônio Torrezan

 Pr. Peter Rees - Ensinador.
 Luau 
 Serenata para o aniversariante - Pr. Antônio Torrezan

Um mesa de fruta após o luau


Eliezer e Oilda Medina - Ensinador  


Foto do grupo participante

Esses são os ARGENTINO
 Peça de teatro preparada pelos jovens de Campo Grande,MS
 Noite de Gala


Paraguaios participantes
Antônio Torrezan dirigente do culto de evangelização
 

 Elizer Medina Missionário  do Paraguai  - o pregador da noite na Igreja da Vila Planalto
 Os participantes do Acampamento com a igreja
Participante da noite René Cardozo (Paraguai)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

" VIDAS PERDOADAS, CORAÇÕES RENOVADOS"

" Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o torna em bem, para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida" (Gn 50.20)

  No dia 30 de Março de 2013 aconteceu o XVIII Encontro da União Feminina Néo-Testamentária de Parintins-AM, no Centro Evangélico Ébenezer.

   

A programação iniciou com um culto de oração envolvendo todas as mulheres presentes, em grupos de dez todos puderam manifestar os seus pedidos de oração e orar umas pelas outras, foi um momento maravilhoso de comunhão. Os ensinamentos foram ministrados pelas irmãs: Débora Nunes, Marinalva Andrade, Josiane Abecassis e Ir. Ivanilza Marques.

 

Tivemos novamente a participação de nossas irmãs de Manaus, sendo 11 da congregação do bairro de Castanheira e 6 do Jorge Teixeira. Agradecemos ao apoio dessas irmãs e louvamos ao Senhor pelo esforço
que fizeram para estar conosco neste Congresso.



Houve homenagens às irmãs idosas que ajudaram a fundar a Igreja Néo testamentária em Parintins, também à irmã Tilza Serrão que muito colaborou com o grupo da União Feminina durante estes 18 anos.
Também tivemos momentos muito agradáveis de interação com as nossas irmãs participando de dinâmicas premiadas e atividades bíblicas preparadas pelas nossas irmãs de Manaus.


 





Foi servido lanche regional e delicioso almoço preparado pelos homens e servido pelas jovens que também fazem parte da União Feminina. Enquanto isso as crianças brincavam no Centro Evangélico.



Um agradecimento especial aos irmãos José Oliveira e Maria José pela hospitalidade às irmãs que vieram de Manaus, os irmãos cederam a sua casa para hospedar as irmãs. muito obrigada queridos, que Deus abençoe a vida do casal ainda mais.
 

 Á noite tivemos culto no templo central com apresentações musicais e jograis das irmãs de todas as congregações, um culto muito abençoado com a participação dos missionários Joab e Carla.


Na sexta-feira (29/03) as irmãs de Manaus chegaram em Parintins e junto com as irmãs de Parintins organizaram um chá de bebê para a missionária Carla na residência da Irmã Maria José, o pequeno Lemuel que em breve irá nascer ganhou vários presentes e pudemos compartilhar de brincadeiras e interagir mais com nossas irmãs antes da programação do Congresso.







  

A despedida foi feita na casa da irmã Maria José com oração, cânticos e muito choro. Deus é fiel e viu a vontade das irmãs de estar conosco e abençoou suprindo as necessidades.
 Até aquí o Senhor tem nos ajudado! Ébenezer! 

 Em Cristo: 

 Josiane Abecassis