domingo, 27 de março de 2011

O Senhorio de Cristo

Izaias Resplandes

O homem foi criado em cumprimento de um plano divino que visava a convivência harmônica entre Deus, ele e o universo criado para o seu conforto e bem-estar. As relações entre os três elementos (Deus, homem e universo) seguiriam uma lei muito simples de compreender: se o homem se submetesse ao suave jugo divino, acatando e seguindo as sábias e corretas orientações de Seu Plano, viveria eternamente; caso contrário, fatalmente morreria (Gn 1:26-30; 2:8, 9, 15-18; Mt 11:29, 30).


sábado, 26 de março de 2011

A Igreja Universal

A igreja universal é o conjunto de todos os redimidos pelo sangue de Cristo de todos os tempos em todo o mundo, sem distinção de raça, sexo, ou nível social. Estão incluídos todos os crentes desde o dia do Pentecostes até quando Cristo busque a sua igreja. É apresentada na Bíblia, figurativamente como, edifício ou templo de Deus (1 Co. 3:9-17; 2 Co. 6:16; Ef. 2:19-22), como o corpo de Cristo (Rm. 12:4-5, 1 Co. 12:12-27, Ef. 1:22, 23), e como a noiva ou esposa de Cristo (2 Co. 11:1,2; Ef. 5:22-33; Ap. 19:6-10).

O local da Igreja Neotestamentária em Parintins, AM (foto), fica na RUA 31 DE MARCO, 184 - CENTRO, Parintins, AM - CEP 69151-250. Visite-nos.

666 está por todos os lugares! - Mensagens Subliminares - Nova Ordem Mun...

Achei interessante postar esse vídeo, não apenas para impressionar os leitores do Blog mas para fazerem uma reflexão dessa realidade. convivemos diariamente com todas essas coisas e se tornam tão comuns, tão rotineiras que passam despercebidas. "A rotina leva ao erro"! Essa frase eu falava toda semana nas reuniões que fazia na empresa em que eu trabalhava. Que não caiamos na rotina, pelo contrário, estejamos atentos e vigilantes!
Deus abençôes a todos nós e nos guarde do mal! Essa foi a oração sacerdotal de Cristo por cada um de nós. Ja não estou no mundo mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de Ti. Pai Santo, guarda-os em Teu nome... Não peço que os tires do mundo mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo como também eu não sou. Jo. 17:11b; 15 e 16.
Deus abençôes a todos nós!



quarta-feira, 23 de março de 2011

Será que ainda demora para o Senhor Jesus Cristo voltar?

As profecias estão se cumprindo diante de nossos olhos. A volta de Nosso Senhor está muito mais próxima do que poderíamos imaginar. É hora de redobrar os esforços na evangelização, usar os nossos recursos na obra do Senhor enquanto é dia... Há um site chamado The Temple Institute (Instituto do Templo - http://www.templeinstitute.org/main.htm ), aonde podemos ver os preparativos para a construção do novo templo em Israel, bem como as roupas dos sacerdotes, os instrumentos musicais, as lampadas, os utensílios, o boi vermelho para o sacrifício, o treinamento para os novos sacerdotes, e um passeio virtual no projeto do novo templo.
MARANATA!!! VEM SENHOR JESUS!!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

1º Retiro de família da Região Sul

Pela graça de Deus, realizamos o primeiro retiro espiritual da região Sul país em Uruguaiana/RS. Contamos com a participação de quatro hermanos de Argentina, uma de Rondonópolis/MT., e quatro de Campo Grande/MS. e nove de Porto ALegre. A comunhão foi muito gostosa, os estudos foram maravilhosos, Deus supriu em tudo e todos estavam felizes. Ficamos no próprio local da igreja que é um local pequeno, mas levamos barracas e nos acomodamos bem. Os estudos foram ministrados através do irmão Adjair, Eu, Zigomar, Joel, um dos filhos do casal Darci e Ceci e o irmão Davi, outro filho do casal que está á frente desse trabalho, incentivando os jóvens, inclusive no louvor para que haja fururamente um instrumento para ajudar nesse ministério. Não tivemos escala para cozinha nem para limpeza. todos colaboraram de sua maneira, fazendo a sua parte na obra. Na cozinha, contamos com a colaboração do Joel que é por sinal, um excelente cozinheiro. Esse irmão eu havia conhecido na Argentina a vinte e dois anos em um retiro em La Choça, agora, pela graça de Deus nos encontamos de novo em nosso primeiro retiro de família. Para mim foi uma grande alegria. Depois de tanto tempo, nos encontrarmos, casados e com dois filhos cada e o melhor, firmes nos santos caminhos do Senhor e com o mesmo propósito de serví-Lo. Esperamos que no próximo, se o Senhor não voltar, haja ainda mais participação dos irmãos de Mato grosso e Mato Grosso do Sul. Foi muito importante a vinda dos irmãos de fora para que os irmãos daqui que são um tanto isolados, fiquem mais integrados e se animem a participar também dos retiros que realizados em Corumbá e Poxoréu. Ja estamos orando para o próximo ano.
Irmã Cecí e Joel preparando o almoço.
Os estudos com crianças ficaram a cargo da irmã Vanda Guedes e Elaine.

Maely, Eliézer e Ana Elise. Irmão Elias com sua caixa de remédios, mas participou do retiro.



Esse Perrito é um assunto à parte. Ele não pode ouvir um hino que ja corre para o local. Ele assiste todos os cultos. Isso é sempre. Ele não falta um! Com apenas dois anos de idade, o Shoyo, da raça Bassê é fidelíssimo e pontual. Só de ouvir o barulho do portão la vem ele correndo atravessando a rua para participar do culto. às vezes ele entra no local, outras vezes ele fica deitadinho apenas com a cabeça pra dentro ouvindo e apreciando os hinos e as mensagens. Quando termina o Culto, ele mesmo abre o portão e vai embora. Seu dono, o irmão Antonio, congrega numa igreja Batista, mas o Shoyo é da Neotestamentária.

Nosso retorno à Porto Alegre foi tranquilo. Sem chuva e sem nunhúm contratempo.

terça-feira, 8 de março de 2011

As vantagens de Acampar: uma avaliação do Retiro de 2011 em Poxoréu, MT

É uma pena, mas acabou-se o que era doce. Inegavelmente, o Retiro de Famílias de 2011, em Poxoréu, foi um dos melhores que já tivemos em todos os tempos. Aprendemos muitas coisas, tanto teóricas, quanto práticas, as quais servirão para nos ajudar a definir os nossos rumos em direção ao norte celestial. Jesus em breve virá para nos buscar, para nos levar para si mesmo, para que nós estejamos com Ele para sempre. Para tanto, para que não venhamos ficar para trás, necessitamos andar a cada dia em novidade de vida, deixando as coisas erradas que fazíamos quando não tínhamos a direção certa para o nosso andar.

Rio dos Crentes foi o nosso Campo de Treinamento, assim como o Carith (Querite) foi para o profeta Elias. Guardadas as devidas proporções de tempo e de espaço, assim como Elias passou um tempo escondido nas margens daquele ribeirão (1 Rs 17:3, 5), onde aprendeu a sobreviver bebendo das águas daquele riacho e comendo pão e carne trazida por corvos, conforme a determinação divina, nós também passamos um tempo de quatro dias (bem menor do que o tempo de Elias), em Poxoréu, MT, no Acampamento Rio dos Crentes, situado a 5 km da cidade, às margens do ribeirão Areia, um dos formadores do rio Paraguai.

Já estávamos avisados de que este seria um Retiro diferente, provavelmente com chuvas. O clima mundial está mudando. As chuvas parecem descontroladas. Todavia, nos últimos anos nós sempre tivemos dias de estiagem na época do Retiro em Poxoréu. E este ano poderia ser igual. Mas, não sabemos por que imaginamos que em 2011 haveria a possibilidade de ser diferente. E pedimos aos irmãos que viessem preparados para um Retiro provavelmente chuvoso. E, de fato choveu. Mas apenas choveu. Não houve tempestades. Praticamente não tivemos incômodos. Mas o mais importante é que as pessoas estavam felizes e ninguém reclamou do mau tempo. Na saída do acampamento, no último dia, um dos ônibus ficou atolado. Foi uma grande oportunidade para exercitarmos o nosso aprendizado em Rio dos Crentes. Vários irmãos meteram a mão na lama e procuravam de uma, ou de outra forma ajudar, na medida de suas possibilidades. Solivan chegou carregando uma pedra enorme para colocar embaixo dos pneus; Valtuires pegou uma pá e começou a carregar pedregulhos para o mesmo lugar (de pá em pá é que se enche um carrinho); Juracy, de machado em punho foi para o mato e voltou com uma alavanca para erguer o ônibus através dos ensinamentos da Física de Arquimedes; Edimar chegou com a sua caminhonete com tração nas quatro rodas para puxar o ônibus; disseram que precisava de peso na carroceria e vários irmãos se prontificaram para isso; uma corda apareceu e foi amarrada como tirante, mas não agüentou o tranco; então Bertulino foi atrás de um arame mais reforçado, encontrando os varais que o irmão Zé do Rio usa para secar a roupa lavada; um irmão questionou sobre a resistência do material; outro respondeu que se dariam duas, três, várias voltas para aumentar a resistência; decidi sair atrás de um cabo de aço pela vizinhança. Pensei que se não conseguisse com o Genivaldo do seu Fiinho, iria até a cidade e daria um jeito; então arrumei um cabo de aço na Secretaria de Obras do Município com o guarda Divino Eterno de Oliveira (irmão do missionário Zigomar e que já foi neotestamentário), mas antes de pegar o monte de aço, liguei para minha esposa Lourdes e ela me disse que já haviam desatolado o veículo. Tempo perdido? Claro que não! Teria sido perdido se eu não tivesse aproveitado a oportunidade para praticar o que Deus tem me ensinado por meio da convivência com os irmãos. Para o desatolamento usaram uma corrente que o irmão Nanao Yamamoto tinha, disse a Lourdes. E então voltei para o Carith, desculpe, para o Areia, meditando nessas coisas. Que bela ilustração havíamos recebido para o estudo do Pr. Nanao, sobre os Campos de Treinamento dos Servos de Deus.

As chuvas não foram problemas; antes, foram bênçãos para nós. Certa vez ouvi o missionário Albert Robson, da Inglaterra, dizer para nós, em Rio dos Crentes, que o povo do Brasil precisava enfrentar uma perseguição para saber o que significaria ser crente em situações adversas. E certamente, nós precisamos passar por essas experiências (como também evidenciou neste Retiro o Pr. Yamamoto). Existem coisas que a gente pode até aprender sozinho, mas a maioria requer a convivência que torne possível a prática. Segundo Jesus, o aprendizado teórico é bom, mas somente seremos bem-aventurados quando pusermos em prática as lições recebidas (Jo 13:17). E embora fosse um bom orador, o Senhor dizia aos seus ouvintes que se não conseguissem dar crédito em suas palavras, que observassem as suas obras (Jo 14:11). O salmista também diz coisas semelhantes: “Vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens” (Sl 66:5).

É pelo fruto que se conhece a árvore (Mt 12:33). Não somente pelas folhas. Dr. David Decker, irmão do saudoso missionário Willian Keneth Decker (já na glória) deixou isso bem claro em sua preleção. Ele nos apresentou uma folha de mangueira, mas quem poderia dizer de que espécie era a árvore à qual pertencia aquela folha? A mangueira seria coquinha, coração de boi, Sabina, Bourbon, pequi? Não é impossível para um especialista responder, mas para a maioria de nós, mortais, certamente seria difícil de acertar. Enquanto estivermos apenas cheios de teorias não passamos de uma árvore cheia de folhas e que pode ser qualquer coisa: joio, trigo, mangueiras... São os frutos, a prática das boas obras que irá dizer quem nós somos realmente. É muito fácil falar, mas fazer é que são elas. De forma que precisamos aprender a dar valor nas oportunidades de exteriorizar aquilo que temos aprendido com nossos professores. Não fomos salvos apenas para nos enchermos de teorias, mas para as boas obras (Ef 2:10; Tt 3:14).

Rio dos Crentes é um campo de oportunidades. Nesse lugar, quando nos reunimos, os nossos líderes seguem o exemplo de Eliseu que ensinou concretamente a seu servo Geazi como deveria fazer as coisas (estudo do Pr. Honório para os jovens). Às vezes, os servos não apreciam os conselhos e as admoestações de seus mestres e têm de aprender da forma mais difícil. Foi o que aconteceu com Geazi, o qual, ambicionando o dinheiro do leproso Naamã, acabou ficando também com sua lepra (2 Rs 5:27). É verdade que nós vivemos no mundo e nossa missão é servir de instrumento para que o Espírito Santo chegue até esses pecadores e os convença do seu pecado (Jo 16:8) e de que somente o Senhor Jesus pode salvá-los eternamente (At 4:12), como deixou bem claro o nosso querido missionário Genaro Moreno (da Bolívia), porque somente Ele deu a sua vida por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5:8).

Em Rio dos Crentes, todos os ensinos visam a formação moral e espiritual de verdadeiros homens de valor, conforme demonstrou nosso querido missionário Isaías Almeida, Coordenador da UMNT – União Missionária Neotestamentária, valendo-se dos tantos exemplos bíblicos, dentre os quais Barnabé (At 15:37), Moisés (Ex 18:21-22), Epafrodito (Fp 2:25) e Pedro (At 5:29). Um servo bem preparado sabe imitar a fé de seus mestres, honrando-os com um viver de acordo com o que aprendeu, sabendo de quem aprendeu (Hb 13:7).

E quantos servos tivemos neste ano em Rio dos Crentes! Homens, mulheres, crianças... Na abertura, dia 05/03 tínhamos em torno de 200 pessoas, pela minha contagem; no domingo, dia 06, pela manhã, a missionária Rosângela Lins e eu contamos 301 participantes; e, na última contagem feita por irmã Mathilde Paulo dos Santos registramos 308 campistas debaixo dos tetos de nossas barracas e alojamentos. Que coisa linda de se ver. Carros, motos e gente... Muita gente. E todos felizes, trabalhando uns em prol dos outros com grande alegria. Não é por acaso que Davi exalta as maravilhas da unidade espiritual dos irmãos em seu Salmo 133: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.

A solidão, o isolamento e a falta de congregação não foi cogitada para o homem. Essa foi a avaliação divina logo após a criação. “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). O que acontecerá se este cair e estiver sozinho? Quem irá ajudá-lo a se levantar? “Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.” (Sl 68:6). E como é maravilhoso ter uma família. Na última noite do Retiro deste ano eu tive a oportunidade de testemunhar sobre a forma maravilhosa com que fui sustentado por Deus no ano passado, através da união de esforços, de disposições e de vontades dos meus irmãos neotestamentários e de tantos outros espalhados por outras denominações que não somente oraram, mas igualmente contribuíram para que meu filho Ricardo pudesse ser submetido a uma cirurgia de alto risco, a fim de retirar um angioma cavernoso, instalado na base superior de seu tronco cerebral, logo abaixo do cérebro. Eu não fiquei com o sofrimento sozinho, a dor foi sentida em diversas partes da América. Essa é a lição da prática, aquela parte que o Pr.Nanao disse que caberia a nós fazer. De nada adianta dizer-se que ama, que se faz parte do grupo ou que somos um em Cristo Jesus, se na hora H, fingimos que a coisa não é conosco, ou por outro lado, ignoramos os irmãos, temos vergonha de pedir socorro ou de aceitarmos a ajuda. Ouvi certa vez o missionário Genaro Moreno dizer em Rio dos Crentes que nós precisamos dar oportunidades para que os irmãos sejam abençoados. E como eles poderão receber as bênção de Deus, se nós negligenciamos a ajuda de suas mãos estendidas. Parafraseando o matemático Blaise Pascal ouso dizer que ninguém é tão forte que não precise de ajuda e nem tão fraco que não possa ajudar. É na família e na comunhão que nós alegramos o Espírito de Deus que habita em nós e é por isso que o autor de Hebreus insta conosco para que não deixemos “a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hb 10:25).

E foi mais ou menos isso que aconteceu em Poxoréu durante o nosso Retiro de Famílias de 2011. Em tudo Deus nos abençoou, suprindo nossas necessidades com abundância, de sorte que nada nos faltou; pelo contrário, sobejou. E sobre esse particular nós voltamos para casa com uma mensagem a ser melhor compreendida, de que não podemos desperdiçar nada daquilo que Deus abençoou para nós, sabendo que tudo o que não jogarmos fora poderá ser transformado por Ele em melhores comodidades para nós, nossos irmãos e nossa família espiritual, tanto em nossas casas, como em noso Acampamento.

Espero que tenham gostado. Sei que escrevi demais, mas graças a Deus por cada palavra que Ele me deu. E em abril tem mais.

No dia 21 de abril, feriado nacional, aniversário da Capital Federal, Brasília, nós estaremos recebendo os jovens neotestamentários para o Neo Retiro de Jovens de 2011 aqui em Poxoréu, MT. Que todos se peparem para receber uma chuva de bênçãos em Poxoréu. E venham para cá. Vou pedir a Deus para que as orquídeas estejam abertas em lindas flores para recebê-los.

Um beijo fraterno.

P.S.: Esta mensagem foi ilustrada com as fotos de nossas mulheres (Bisavós, avós, mães, filhas, esposas, sobrinhas), a quem abraçamos na passagem deste dia internacional da mulher em nome de todos os homens neotestamentários.

O segundo campo de treinamento de Deus


Na manhã desta terça-feira, 08 de março de 2011, o Pr. Nanao Yamamoto, deu prosseguimento à história do treinamento de Elias para a obra missionária, tomando por referência o texto de 1 Rs 17:8-16.

Depois de passar pelas experiências planejadas por Deus, escondido junto ao ribeiro de Carith (sua fonte de água), onde fora alimentado pelos corvos e após o riacho secar, Elias é enviado à casa de certa viúva que vivia em Sarepta, à qual o Senhor designara para sustentar-lhe.

O que o Senhor desejava ensinar a Elias agora? – essa foi a pergunta do professor. Depois dos dias difíceis que passara no primeiro campo de treinamento, ele poderia esperar uma maior abundância de suprimentos na casa dessa viúva, já que ela seria a responsável pelo seu sustento. Mas a surpresa é que a sua mantenedora não tinha nada mais que “um punhado de farinha em uma panela” e “um pouco de azeite” na botija. Além do mais, esse pequeno suprimento seria utilizado para a sua última refeição, bem como a de seu filho antes de se entregarem nos braços da morte.

Elias pode ter se decepcionado com essa situação. Afinal, depois de ter sofrido muito junto ao Carith, talvez esperasse que Deus o tratasse melhor. Mas agora, aquilo! Certamente seu aprendizado ainda não terminara e Elias, portanto, aceitou o seu desígnio de passar pelo teste da impossibilidade.

Sim, impossibilidade, posto que seria praticamente impossível sobreviver com aquelas migalhas de farinha e azeite. Mas se Deus dizia que aquela mulher haveria de sustentá-lo e se o que ela tinha para tanto era tão somente aquilo, então era exatamente com isso que se contaria.

Então Elias pediu à mulher que lhe preparasse um bolo pequeno para que ele se alimentasse e depois fizesse outros bolos para ela e seu filho. Disse-lhe que, se ela fizesse isso, certamente a farinha e o azeite não se esgotariam de suas vazilhas até que o Senhor fizesse chover novamente sobre a terra. Que bênção seria para essa senhora e seu filho, os quais já se preparavam para a morte! Mas também poderia ser uma “jogada” daquele homem para tirar-lhe o alimento que ainda tinha.

Mas então nós vemos uma grande demonstração de fé. Aquela mulher, sem discutir os termos, vai e faz conforme a palavra de Deus, dita por intermédio do profeta.

É muito importante que sejamos capazes de ver o que temos de fazer para receber a bênção de Deus. Em quase todas as situações da vida, sempre existe algo que compete a nós fazer. Praticamente nada cai do céu, milagrosamente, sem mais, nem menos. No caso em tela, por exemplo, aquela mulher seria abençoada com a provisão de farinha e azeite durante todo o período de seca, mas precisava primeiro saciar a fome de Elias.

E assim, então, tem prosseguimento o aprendizado do missionário. Depois de aprender a viver com pão e carne na região do Carith, agora ele teria que aprender a viver comendo farinha com azeite. Qual de nós ainda não passou por essa situação? A maioria já teve uma experiência semelhante.

Além disso, é de lembrar que somos ensinados pela Palavra de Deus, através de Paulo, a “viver contente em qualquer situação”. Temos que saber viver na abundância e na escassez. É assim o texto sagrado: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído” (Fp 4:11-12).

E nessa linha, o preletor nos deu um bom exemplo de como superou as suas próprias dificuldades, no seu ramo de negócios: o de desmatamento. Estando o setor em crise, ele vem vendendo umas churrasqueiras que inventou e fabricou para garantir a sua subsistência. Essa tem sido a sua experiência de treinamento.

Diante do exposto, a conclusão é que Deus não nos desampara. Ele cuida de nós de uma forma muito especial (às vezes bem diferente da forma que esperamos, mas cuida), que nos possibilite aprender algo que sirva para toda a nossa vida. Então, o que nos compete é aceitar a lição e fazer a nossa parte, sem nunca deixarmos de agradecer pela provisão divina, ainda que ela seja constituída de carne e o pão servido pelos corvos ou ainda que tenhamos apenas farinha para comer. Quem não sabe ser fiel no pouco, jamais estará pronto para a abundância.

Essa foi mais uma das tantas lições de vida que aprendemos em Rio dos Crentes durante este Retiro de 2011, na cidade de Poxoréu, MT.

Que Deus nos abençoe!

ESCOLA DE LÍDER: VOCÊ É SUCESSOR DE ALGUÉM


O Pr. Honório Neto (na foto ao lado, com sua esposa Marluce e seu filho Luiz Guilherme) foi um dos preletores convidados para ministrar estudos no Retiro de Famílias de 20111, no Acampamento Rio dos Crentes, em Poxoréu, MT. Ele atua na Neo de Barão de Melgaço, ao lado do Pr. Roque Pereira do Nascimento.

Na ocasião, Neto desenvolveu para a classe de jovens o tema “Escola de Líder: você é sucessor de alguém”. Para tanto, baseou-se no verso 6 do capítulo 101 de Salmos, onde Davi afirma que escolheria para reinar junto com ele aqueles que fossem fiéis ao Senhor Deus. Estes seriam seus possíveis sucessores.

Já o apóstolo Paulo alerta na carta aos colossenses que ninguém deve se deixar enganar por coisas que os desviem do caminho de Deus, e que pensassem apenas nas coisas “lá do alto, e não nas que são aqui da terra”.

Além dos exemplos já citados, o Pr. Honório destacou a história de Eliseu, o qual ensinava ao seu sucessor Geazi sobre como agir corretamente. Todavia, este se deixou levar pela riqueza e se corrompeu. É o que também acontece com muitos hoje em dia, os quais deixam de seguir os bons exemplos para correrem atrás de qualquer vento de doutrina que lhes pareça favorável, terminando por se desviarem do bom caminho que leva para a vida, em cima, perdendo-se no inferno, embaixo, como diz Salomão (Pv 15:24).

Os escolhidos de Deus não podem se deixar levar pelas coisas desse mundo. É de lembrar que Satanás está atento para “devorar” todo aquele que não vigiar (1 Pe. 5:8), assim como age o leão com os guepardos, procurando os ninhos dos mesmos para atacar, porque já sabem que quando os guepardos crescem, ficam mais rápidos e mais atentos, diz o irmão Neto.


Texto: Mariza Resplandes

INVESTIMENTO


Durante o Retiro de Famílias de 2011, em Poxoréu, MT, o missionário Paulo Moraes ministrou estudo para os jovens, e tratou do tema “Investimento”, com base no versículo que está em João 15:16, onde nosso Senhor Jesus afirma que não fomos nós que O escolhemos, mas sim, que fomos escolhidos por Ele. Deus investiu em cada um nós, pessoalmente. Ele requer de nós que façamos igual investimento nEle, e ainda promete recompensa verdadeira, a vida eterna, àquele que o fizer, conforme Provérbios 11:18 e Gálatas 6:8b.

O que procede de modo diverso colherá males. Trouxe como comparação a parábola dos talentos, onde ilustra que Deus quer receber com “juros” o investimento que faz em nós.

No tempo certo receberemos a recompensa, se acaso fizermos o bem e investirmos no que é realmente importante: se honrarmos o nome do Senhor Deus, servirmos a Ele sem constrangimento e de todo o coração e sermos obedientes ao que Ele nos ensina em sua Palavra e através de nossos irmãos.

Texto: Mariza Resplandes

segunda-feira, 7 de março de 2011

VERSÕES MODERNAS DA BÍBLIA - Parte Final


Na noite deste 7 de março de 2011, de acordo com a programação do Retiro de Famílias de 2011 do Acampamento Rio dos Crentes, o Pr. Peter Rees Jr retomou o tema que iniciara, enfocando as diferenças entre as versões modernas da Bíblia, as quais somam um total de oito mil. Informou que, por conta disso, várias das versões modernas estão suprimindo diversas passagens bíblicas. Em um primeiro momento elas foram colocadas entre colchetes, vindo uma observação dizendo que tal texto não constava dos melhores manuscritos, ou dos mais aceitos. Mas agora, com as atualizações, esses textos estão sendo excluídos. O preletor alerta para as mudanças que podem ocorrer por conta da revisão literária decorrente do cumprimento do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

A posição doutrinária apresentada pelo irmão defende as versões baseadas no Texto Recebido presente na versão inglesa do Rei Tiago e na Almeida Corrigida Fiel (ACFiel), em detrimento das versões modernas baseadas no Texto Crítico. Segundo ele, o Diabo está em plena ação para subtrair da Bíblia a autoridade de infalível Palavra de Deus, gerando dúvidas na cabeça dos irmãos.

É interessante observar que a autoridade da Bíblia está sendo substituída pela autoridade do homem, haja vista que cada um de nós terá que decidir sobre o que será ou não autoridade em termos de Palavra de Deus.

A questão realmente é séria e precisa ser levada em consideração pelos irmãos. O estudo realizado pelo Pr. Rees é atual e oportuno, devendo ser refeito por cada irmão para manter firmes as suas convicções de que a Bíblia, baseada no Texto Recebido e não nos Textos Críticos é a Palavra de Deus, autoridade infalível para nós, na condução de nossa vida.

Jesus pode salvar eternamente? - Parte II.


Com a leitura de Rm 5:15-21, o missionário Don Genaro Moreno retomou o tema cuja exploração iniciara na tarde de 06 de março de 2011, aqui no Acampamento Rio dos Crentes.

De acordo com a preleção, a maior necessidade do homem não é comida nem bebida, mas sim restabelecer a sua comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo. Certamente, antes de nos convertermos, nossa situação seria semelhante àquela descrita em 1 Co 6:10 e não tínhamos herança no reino de Deus. Mas fomos lavados pelo sangue de Jesus, derramado na cruz do Calvário e nossa situação mudou. E hoje temos uma nova esperança, uma nova convicção, uma certeza maravilhosa. Pela fé esperamos a vinda de Jesus para nos buscar, para nos levar para estar com Ele para sempre.

Por outro lado, muitos ainda estão morrendo sem se converter a Cristo e têm ido para o inferno conforme o registro de Mc 16: 19-31. Tais pessoas, como nós outrora, têm rejeitado a graça salvadora de Deus, a qual se manifestou em nosso favor no dia em que nós furamos as mãos e os pés de Jesus, ou ainda quando abrimos o seu lado... Naquele dia se descortinou a possibilidade de sermos salvos para sempre.

Mas, e se pecarmos? Se isso acontecer, haveremos de nos levantar, porque temos o Espírito Santo habitando em nós. Mas não perderemos a nossa salvação. Deus haverá de disciplinar-nos, porque aquele que Ele ama é por Ele disciplinado. E o crente verdadeiro se submeterá à disciplina dele e voltará ao bom caminho. E não perderá a sua salvação.

Versões Modernas da Bíblia - Parte I




Pr. Peter Rees Jr

Tendo como objetivo esclarecer os irmãos a respeito das diferenças entre as diversas versões modernas da Bíblia, esse foi o tema escolhido pelo irmão Peter Rees Jr, pastor da Neo de Vila Kelly, em Campo Grande, MS, neto do saudoso missionário João Reis, plantador da Igreja Neotestamentária em Poxoréu durante a década de 30, do século passado.

O preletor observou que diversos versículos não constam de algumas versões, sob a observação de que tais e tais não aparecem nos melhores manuscritos. Recomendou a utilização da versão Almeida Corrigida Fiel, produzida pela Sociedade Trinitariana.

Em relação ao Velho Testamento quase não existe controvérsia, haja vista que o mesmo foi preservado pelos judeus, os quais tinham muito cuidado em fazer as cópias dos mesmos. Era composto pela Torá, Neviim e Kethuvim. Totalizavam 24 livros que são equivalentes aos 39 livros que temos hoje.

A partir do ano 600, os massoretas assumiram o compromisso de continuar a preservação do Velho Testamento. Os textos massoréticos tiveram sua qualidade confirmada pela descoberta dos manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947.

O problema das versões se refere ao Novo Testamento. Aqui há muitas divergências entre as versões. Já nos próprios dias em que foram escritos, Pedro registra que haviam pessoas distorcendo a verdade dos textos.

O Canon do Novo Testamento somente foi definido no ano 400 depois de Cristo, constando de 27 livros.

domingo, 6 de março de 2011

Carith: o primeiro campo de treinamento




Pr. Nanao Yamamoto

1 Rs 17:1-7 narra o começo da história do profeta Elias. E o que ela nos mostra é que Deus tem um campo de treinamento, onde prepara o missionário para o desempenho da Missão. E assim, quando o Senhor escolhe um missionário, este é enviado para Carith (que significa aparelhar), para que seja aparado qualquer aresta, qualquer obstáculo, qualquer empecilho que possa haver.

Esse é o tema desenvolvido neste momento aqui em Rio dos Crentes, Poxoréu, pelo Pr. Nanao Yamamoto, da Neo Planalto, de Campo Grande, MS.

1 – DO PALÁCIO PARA O RIBEIRO

A primeira ordem que Deus dá para o seu obreiro é para que se retire do seu lugar confortável e vá para o Carith. Ali ele ficaria sozinho, sem amigos, sem companheiros, onde enfrentaria uma situação de tristeza e angústia, grandes momentos de solidão. E isso é necessário para o aperfeiçoamento do obreiro. Este tem essa necessidade. Mas, aparte os benefícios desse isolamento temporário, o mais importante é a disposição do servo para a obediência. O missionário deve estar pronto para ir aonde Deus mandar. E Elias foi porque estava pronto.

2 – PRONTO PARA SERVIR

Da mesma maneira que aconteceu com Elias, muitos outros servos têm recebido essa ordem inesperada de Deus para que vá a determinado lugar. É de lembrar Filipe, que também foi obediente ao Senhor, se levantou e foi cumprir a Missão conforme Deus lhe mandara.

3 – DEUS GARANTE O SUPRIMENTO

Deus não deixa o seu servo desamparado. Ele manda que este vá e se há obediência, haverá suprimento. Pode ser que o suprimento não seja aquilo que esperamos, mas é o suprimento. No caso de Elias, a provisão divina seria a água do ribeiro Carith e a carne que seria trazida pelos corvos. Aos nossos olhos não seria uma comida de qualidade, mas o servo não passaria necessidade. Conhecemos as tantas histórias que nos foram contadas pelos missionários sobre as condições inusitadas em que já tiveram de viver, mas sempre foram supridos.
No entanto, Elias poderia questionar que esse ribeiro poderia secar com a seca daqueles anos; poderia questionar a qualidade da carne, pois normalmente o corvo gosta é de carniça. Mas ele não fez nada disso. Ele, simplesmente se levantou e se foi conforme Deus lhe ordenara.

4 – A CONFIANÇA NO SENHOR

Elias teria que aprender a confiar no Senhor e saber que seria bem cuidado. E a situação ficou um pouco pior porque, passados alguns dias, o riacho secou. E agora? De que forma Deus cuidaria dele? Elias não questionou sobre isso. Mas e nós?
Certamente o nosso Carith já secou várias vezes e não poucas nós ficamos atordoados com a nossa situação. Mas há uma coisa que não podemos olvidar. Ainda que a comida seja carne servida por corvo e água das últimas poças, essa carne e essa água é a certeza de que Deus sempre está conosco. Devemos aprender que essas situações são formas pelas quais Deus nos ensina.

Se Deus nos chama para realizar uma obra, certamente Ele nos preparará para realizá-la. Ele nos mandará para o Carith, de onde voltaremos preparados para levar avante o seu projeto.

5 – SUPERANDO DIFICULDADES
O objetivo do treinamento de Deus é a preparação para as maiores tarefas. A experiência de Elias ocorreu no início de seu ministério. Várias são as dificuldades a serem superadas: o orgulho, o medo (de perder a posição, o prestígio, os privilégios), o ressentimento (porque abrir mão da situação de conforto, deixar para trás o que fez, sem ficar triste e ressentido) e os hábitos (quantos destes nós temos arraigados).

À beira do Cartith, no campo de treinamento Deus nos ajuda a superar essas dificuldades para que possamos ir em frente no cumprimento da missão.

E a conclusão é que, independente do nosso tempo de crença, todos nós precisamos passar por um Getsêmani espiritual, pelo campo de Carith, para que possamos ficar aparelhados para realizar a obra. Precisamos passar pela disciplina do silêncio, pela disciplina da solidão e pela disciplina da obscuridade.

Essa foi a lição do Pregador nessa segunda noite de estudos em Rio dos Crentes.