quarta-feira, 31 de março de 2010

ENSINANDO AS CRIANÇAS COM ÊXITO 1 - ECEC

A APEC , através da sua Diretora Regional, Fleudina Quintanilha, ministrará em Corumbá mais um curso para professores de crianças. O curso será ministrado em duas etapas, nos meses de maio, dias 14,15 e 16 e junho dias 03,04,05 e 06.

Objetivo Geral: Treinar o professor para evangelizar as crianças, usando com êxito a palavra de Deus.
Treinar o professor para organizar e manter um ministério efetivo com
crianças de sua vizinhança
PROGRAMA DO CURSO:
Evangelizando Crianças

A criança no Novo Testamento
A importância da conversão
Como levar uma criança a Cristo
Encorajando uma criança Recém-convertida
A preparação e apresentação da lição Bíblica
Aconselhando a Criança para a Salvação

Alcançando a criança da vizinhança
A importância da classe Boa nova
* A importância do Professor.
Organizando a classe Boa Nova
O Programa da classe Boa Nova
Disciplina I
Memorização de versículos
Ensinando a criança orar
Ensinando por meio de música

Pré-requisito: Ser Crente.
Requisitos para conclusão do curso:
1- Apresentar a mensagem da salvação, usando o livro sem palavras.
2- Apresentar um versículo bíblico visualizado às crianças.
3- Ensinar uma lição Evangelística da Bíblia com convite para receber a Cristo.
4-Participar de cinco classes, aplicando o conhecimento obtido no curso.

Local: Congregação Evangélica Neo-Testamentária
Endereço: Rua Duque de Caxias em frente ao Octacílio.
Horário e Dias Ficha de Inscrição
Contatos telefones: 3233-3771-9932-4280 - Jô
PROFESSORES NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR

terça-feira, 30 de março de 2010

Uma tarde de alegria


Foto do Ricardo logo após a saída do Centro
Cirúrgico hoje de manhã. Ele ainda estava sob
os efeitos da anestesia. Em destaque, o corte cirúrgico.


Goiânia, 30 de março de 2010, 20 horas.

Agora à tarde Lourdes e eu fomos visitar o Ricardo no CTI e ele estava falant até demais. Ele é bem caladão, mas estava nervoso, disse que tinha brigado com os enfermeiros porque ele queria ir ao banheiro e não podia; e então eles disseram que ele poderia fazer a necessidade na fralda... E ele não gostou da idéia. Ele me falou: "iss aqui é muito ruim, pai! Eu fico com dificuldade de ficar sentado uma hora na igreja, agora o senhor imagina ficar aqui o dia inteiro, quase sem mudar de posição". Mas nos conversamos um pouco (só pude ficar cinco minutos com ele e dez minutos com o médico do CTI). Pedi-lhe que tirasse o tempo para orar, falar com Deus, agradecer, cantar em silêncio... Ele disse que ía fazer isso. Ele também disse que já tinha pedido desculpas para as enfermeiras pela sua bravesa.

Ricardo já está operado

Goiânia, 30 de março de 2010 - 1350 h

Queridos irmãos,
Queridos amigos:

Acabo de chegar do Hospital Neurológico de Goiânia, onde o meu filho Ricardo Resplandes foi submetido a uma microcirurgia vascular cerebral para a retirada de um angioma cavernoso que se encontrava alojado no centro de sua cabeça, no topo do tronco encefálico. A operação foi realizada pelo Dr. Walter da Costa, neurocirurgião com mais de 40 anos de experiência nesse tipo de intervenção. A cirurgião foi acompanhada pelo meu filho mais velho, Fernando Resplandes.

O Ricardo entrou para o Centro Cirúrgico às 7:40 horas, mas a cirurgia somente começou às 8:30 h, terminando às 11:30 h. Tudo ocorreu conforme o previsto. O médico fez um corte circular do tamanho de uma maçã, abriu o cérebro, separou o lóbulo temporal do frontal, abrindo caminho até o centro da cabeça, onde estava o angioma. Então sugou o sangue e fez a devida limpeza do local. A pele do angioma foi dividida em quatro partes e retirada, pedacinho por pedacinho. Fechou tudo e pronto. Estava encerrada a cirurgia.

Segundo o médico, a operação foi um sucesso. De acordo com o Dr. Joaquim, neurofisiologista que participou da operação, não houve qualquer lesão no Ricardo durante a cirurgia e que tudo ocorreu conforme o previsto. Segundo esse mesmo médico, de cada 100 neurocirurgiões, apenas três tem a ousadia de percorrer esse caminho feito pelo Dr. Walter. Foi uma cirurgia extremamente delicada.

Agora tem início a recuperação pós-operatória, que esperamos também possa ocorrer bem.

Hoje o Ricardo ficará no CTI - Centro de Terapia Intensiva e amanhã, estando tudo bem, ele vai para a enfermaria. Se tudo der certo, até sexta-feira ele estará de alta e, segundo o médico, já na segunda-feira ele poderia viajar para casa. Mas vamos aguardar mais um pouco, até ter certeza de que tudo realmente esteja bem.

Às 16:30 h de hoje, Lourdes e eu vamos vê-lo no Hospital e esperamos conversar com ele, pois não pudemos fazer isso em sua saída do centro cirúrgico. Apenas o vimos. Ele ainda estava sob os efeitos da anestesia.

Podemos dizer que "até aqui o Senhor nos tem ajudado". Ele tem ouvido as orações do seu povo, nos judou a levantar os recursos, conduzindo a operação. Graças ao Senhor nosso Deus por essa operação. A ele e somente a Ele seja o louvor, a honra e a glória por toda essa vitória sobre essa malformação instalada no corpo de Ricardo.

Nós sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, mas mesmo assim, ficamos apreensivos, temerosos, porque não sabemos o que realmente é o melhor para nós. Mas Deus é o Senhor da Vida e o que Ele deseja para nós é a Vida. Assim disse Jesus: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e vida em abundância.

Ricardo está vivo. Cada um de vocês tem feito uma parte nesse processo de libertação, o qual foi consequência de cada oração, cada pedido, cada angustia, cada gesto, cada oferta, cada lágrima derramada... Foi o amor de todos vocês, meus queridos, que trouxe a libertação de meu filho. Deus o está restabelecendo, principalmente por causa do muito amor que vocês têm demonstrado por nós. Louvado seja o Nome de Jesus, nosso único e eterno mediador.

Espalhem a boa nova. Ricado foi operado pela graça de Deus e a probabilidade é que ele fique bom.

Obrigado a cada um pelo que tem feito até aqui, tanto pelas orações, quanto pelas contribuições feitas. Elas nos ajudarão a quitar os empréstimos que fizemos para cobrir o custo da cirurgia. Muito obrigado pelo carinho, pelo amor e pela disponibilidade em nosso favor. Deus, o nosso Pai, não deixará cada um de vocês sem uma recompensa, porque ele ama ao que contribui com alegria e sem constrangimento. São muitas as pessoas que têm cooperado. Muitas delas são anônimas e que resolveram contribuir. Só o amor faz com que as coisas sejam desse jeito.

Obrigado de coração. Continuaremos mantendo a todos informado. Não deixem de continuar orando por nós, agradecendo por esta vitória parcial e pedindo pela vitória definitiva.

Abraços,

Família Izaias Resplandes

segunda-feira, 29 de março de 2010

Um pedido pela vida de Ricardo

Goiânia, 29 de março de 2010. 8:30 h

Queridos irmãos.
Queridos amigos:

Ricardo será operado amanhã de manhã, a partir das 7 horas. A cirurgia deve durar de três a quatro horas. Contatos conosco podem ser feitos pelos telefones:
Celulares 62 9305 4707; 66 9205 5956 Fixo: 62 3596 1278.

Hoje à tarde eu estive no Hospital conversando com o Dr. Walter da Costa. Ele me chamou lá. Queria me falar sem a presença do Ricardo. Então eu fui sozinho. Ele me disse que precisava me falar sobre a gravidade da cirurgia que será feita. Disse-me: será como se estivéssemos mechendo em sua alma. Ele também não quis conversar comigo sobre certas situações da vida do Ricardo depois da cirurgia, dizendo que disso falaríamos depois, se desse tudo certo. Me contou que ele esteve essa semana em um Congresso de Neurocirgia em São Paulo, onde estiveram presentes neurocirurgiões de todo o mundo e que o tema foi exatamente a retirada de angiomas e similares. Que ele levou as fotos da Ressonância Magnética do Ricardo e mostrou para os seus colegas e que, infelizmente, o único recurso para tratar do problema, com todos os riscos envolvidos é a cirurgia. Perguntei-lhe o que aconteceria se não fizéssemos a cirurgia e ele me disse que o Ricardo iria ficando paralisado cada vez mais até ficar completamente paralisado. Disse que é um milagre que o Ricardo ainda não esteja completamente paralisado, pois a lesão causada é muito grande.
Ele me passou muitas preocupações. Me disse para esperar o final da cirurgia, quando então ele falará comigo. Perguntou-me se eu tinha alguém da família na área médica para acompanhar a cirurgia e ver tudo o que será feito. Indiquei o Fernando Resplandes, que é Farmacêutico-Bioquímico e ele aceitou e autorizou. Disse que é melhor para depois explicar para a família o que foi feito.
Todas as preocupações do médico me deixaram claro de como é arriscada essa cirurgia, mas infelizmente não temos outra alternativa.
Estamos pedindo pela vida do Ricardo. Que Deus possa permitir que ele viva e sem sequelas, após essa cirurgia; que Deus possa guiar o procedimento cirúrgico para que tudo possa correr bem; que possamos voltar para casa em paz e feliz porque deu certo.
É o que pedimos.

Que Deus esteja com todos. Amanhã passo mais informações.

Abraços.

Um Culto diferente


Enquanto os irmãos assistiam tranquilo a mensagem evangelistica do Pr. Antônio Torrezan na igreja Neo Testamentária Boas Novas em Campo Grande-MS, por sinal excelente mensagem. A missionária Rosangela Lins procurava ajeitar seus alunos, de tal maneira que eles não se molhassem porque nesta noite estava chovendo (uma leve garoa).

Neste local não existe sala para as crianças, então é necessário improvisar, mas esta chegando o frio. Peço suas orações para que até lá consigamos uma sala de aula nos fundos do local porque terreno tem.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Irmãos de Rondonópolis em Poxoréu


Uma comitiva de irmãos da Neo de Rondonópolis, MT, esteve em Poxoréu no dia de hoje visitando a família Resplandes, levando na bagagem dois veículos cheios de carinho, atenção, amor, apoio e fraternidade. Foi maravilhoso recebê-los. Almoçamos juntos e conversamos de tudo um pouco. Foi um delicioso momento de comunhão. Na foto que registra um momento da visita estão: Victor, Ricardo, Joana Lomeu, Missionário Zigomar, Izaias e Lourdes Resplandes (em pé); Esther e Thiago, Márcia e Jonathas, Elaine e Eliézer, Mathilde e Ana Elise (Sentados).
Os irmãos passaram o dia em Poxoréu e à tarde retornaram a Rondonópolis. Nosso muito obrigado pelo carinho da visita. Prof. Izaias Resplandes.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Dize uma só palavra


Na foto: Ricardo e seus irmãos Mariza e Fernando (atrás)
com seus pais Lourdes e Izaias (à frente).
Oh, Senhor!
Não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu filho há de sarar
(Mt 8:8).

Ouça o meu pedido, Senhor e conduzas as mãos do médico Walter da Costa durante a operação de meu filho Ricardo Resplandes no próximo dia 30 de março de 2010.

Assim como as estrelas estão longe de mim, mas mesmo assim ainda vejo um pouco de suas luzes, o suficiente para enxergar o caminho por onde devo andar nas noites escuras;

Também o trono da tua graça está nos céus e eu ainda vivo na terra dos homens, mas acredito que mesmo daqui, ainda possa receber uma pequena porção de seu poder, a qual será mais que o bastante para restabelecer a saúde de meu filho.



Leia mais em: http://recantodasletras.uol.com.br/oracoes/2157670

segunda-feira, 22 de março de 2010

UNAMO-NOS EM ORAÇÃO POR RICARDO



" Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes".Salmos 86:6,7


"Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor". Salmos 102:1


"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".Filipenses 4:6,7
" Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra". Tiago 5:13-19


Quero pedir a todos os irmãos em Cristo que se unam conosco em oração, unânimemente, à partir de amanhã, cada um em sua própria casa, às 5 ou 6 horas da manhã . Façam oração especificamente à favor de Ricardo Resplandes, da sua cirurgia no dia 30 de março próximo e pela sua família. Oremos para que o Senhor guie as mãos do cirurgião.

domingo, 21 de março de 2010

A vida do Ricardo

O viver é algo maravilhoso, do qual somente podemos prescindir se isso for da vontade de Deus. Ele é o Senhor da vida e só Ele que no-la tem dado, tem igualmente o direito de pedi-la de volta. De nossa parte, devemos zelar e cuidar dela da melhor forma possível, como o bem mais valioso de todos os que existem no mundo.

Se nossa vida fosse um grande diamante, ela estaria guardada sob uma cúpula de vidro a prova de balas e de qualquer contaminação, com temperatura adequada e um sistema de vigilância intransponível. Pois nossa vida é um tesouro mais valioso do que o mais valioso diamante.

Mesmo assim, temos sido displicentes com ela. Não nos alimentamos como convém. Comemos e bebemos qualquer coisa. Entupimos-nos de gordura, de hormônios, de açúcar, e de tantas outras coisas que, em excesso, nos faz muito mal. Usamos drogas e tantas outras substâncias que destroem a nossa vida. A todo instante estamos pecando de morte contra a vida que Deus nos deu.

Apesar disso, o Criador nunca deixou de amar a criatura. Em que pese termos assumido a opção da morte, correndo atrás do conhecimento do bem e do mal, o que desencadeou todo um processo de destruição da vida, Deus nunca nos abandonou e nem deixou de nos amar. Pelo contrário, armou e executou um plano para a salvação de nossas vidas dos domínios da morte. Seu plano consistia em trocar um bem de muito maior valor por aquelas vidas de pessoas condenadas.

O missionário Isaías Almeida junto com o jovem Ricardo Resplandes


Momentos do Ricardo no Retiro de Famílias em Poxoréu, MT, no mês de fevereiro de 2010. Na primeira foto, com sua irmã Mariza e com os primos Douglas e Franciele. Na segunda foto, com a mãe Maria de Lourdes, a vó Maria Resplandes e a irmã Fabiana Rodrigues.

Posted by Picasa

domingo, 14 de março de 2010

Quem pecou?

Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. – Jo 9:1-3.

O sofrimento nos faz julgar aquilo que não agradamos, principalmente por que nós julgamos conforme o que vemos, pelas aparências, pelo exterior, de acordo com os nossos pensamentos e com os conhecimentos que temos das coisas. E exatamente por isso, muitas vezes nós erramos em nossos julgamentos. Certa vez os fariseus criticaram a Jesus porque não se lavava antes de comer e o Senhor repreendeu-lhes por essa atitude, explicando-lhes o que era mais importante (Lc 11:38-39). Às vezes temos essa mesma atitude farisaica de dar mais importância ao detalhe do que ao todo, o que, sensivelmente, prejudica a qualidade do nosso juízo.

Leia mais em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2137972

sábado, 13 de março de 2010

Retiro de Jovens em Poxoréu


Temos a grata satisfação de comunicar que mais uma vez teremos o Retiro de Jovens em Poxoréu, o qual terá início no dia 02 de abril de 2010, às 9 horas, encerrando-se dia 04 de abril, ao meio dia. O evento tem por finalidade o estudo da Palavra de Deus e a confraternizaçao de seu povo.

Os estudos serão ministrados pelos seguintes irmãos: Pr. Nanao Yamamoto (3 períodos), da Neo Planalto, de Campo Grande, MS e pelos Missionários Zigomar de Oliveira Silva (2 períodos) e Ademar Soares de Lima (2 períodos).

O Regulamento para participação no Retiro está disponibilizado no blog da UMNT, podendo ser consultado com um click em http://umnt.blogspot.com/2009/02/regulamento-do-acampamento.html.

Poxoréu é um lugar maravilhoso. A paisagem é espetacular, sendo permeada por montes e rios, dos quais destacamos o Morro da Mesa, com aproximadamente 500 m acima do nível do mar e o Ribeirão Areia, em cujas margens está localizado o Acampamento Rio dos Crentes. As águas desse riacho são límpidas, cristalinas e refrescantes. O banho nelas é uma delícia!

Tirando fora os aspectos físicos, quem vier terá a oportunidade de crescer na graça e no conhecimento, servindo aos irmãos, sendo servidos e recebendo um alimento espiritual de qualidade, ministrado pelos pastores e missionários da Igreja Neotestamentária, os quais tem longa experiência no trabalho com jovens e forte alicerce na Palavra de Deus.

Não tenho dúvidas em dizer que mais uma vez, o encontro em Poxoréu, MT, vai ser nota dez, principalmente se você que é jovem, vier.

Então, moçada, está combinado. Façam as malas e venham para cá. Será uma alegria para nós recebê-los em Poxoréu, reencontrar os conhecidos e relacionar com os que vierem pela primeira vez. Ah, sim! Isso é muito importnate. Que ninguém se esqueça de orar para que Deus possa nos abençoar com um bom clima em nosso Retiro Espiritual.
Abraços a todos.


Izaias Resplandes de Sousa
Secretário

quarta-feira, 10 de março de 2010

Orações por Ricardo

Queridos irmãos.

Saudações.

Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Sl 66:20
Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. Sl 102:17
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tg 5:15.

Peço orações por meu filho Ricardo Resplandes.

Ele está com um tumor localizado no meio do seu cérebro, sob a superfície do tronco encefácilo, denominado “angioma cavernoso”. Pelos exames, ele teria nascido com esse tumor, o qual, por conseguinte, já teria quase 19 anos de idade. Não é um tumor cancerígeno. É um tumor benigno, cujas maiores consequências são causadas pelos seus sangramentos, que provocam lesões no cérebro toda vez que ocorrem. No caso do Ricardo, a Ressonância Magnética mostrou que os sangramentos já teriam ocorrido várias vezes, sem que percebêssemos qualquer anormalidade.
No entanto, no dia 24 de fevereiro, Ricardo começou a sentir uma dor de cabeça incomum e nós o levamos aos médicos: primeiro dois clínicos gerais o examinaram, depois um neurologista o examinou e após isso solicitou uma ressonância magnética, onde ficou constatado que ele possuía uma angioma do tipo cavernoso localizado, como já disse, em uma região extremamente difícil de ser atingida, o que inviabiliza a cirurgia, em face dos riscos. O médico neurocirurgião que o está acompanhando nos disse que devemos contrabalançar os riscos da cirurgia com os riscos dos efeitos agora sentidos por Ricardo (uma leve paralisia do lado esquerdo, deficiência visual, uma sonolência intensa e fraqueza nos membros da lado esquerdo). E que, em sua avaliação, a cirurgia não é recomendável nesse momento.
Desse modo, Ricardo está em observação e em três meses fará uma nova ressonância para se se ver a evolução do angioma. Como não se sabe o que é que faz o angioma sangrar, fica difícil de fazer o controle das causas. Mas, a hipótese mais corrente é que os sangramentos são ocasionados pelo aumento da pressão arterial. Nesse sentido, ele irá levar a vida de forma a impedir o aumento da pressão, tendo cuidado com a alimentação, esportes e outras atividades que possam estimular os sangramentos.
Segundo o neurocirurgião, o angioma não desaparece espontaneamente, mas nós cremos em Deus que, se esse tumor não pode ser retirado por meio cirúrgico normal, sem expor Ricardo aos riscos de danos cerebrais, Ele, o Senhor que fez o homem e tudo o que existe no universo, se for de sua vontade, poderá fazer uma cirurgia extraordinária, eliminando esse corpo estranho, ou então poderá fazer com que o mesmo não se desenvolva e nem sangre mais, mantendo o quadro clínico de Ricardo estável.
Enquanto isso, a Ciência continua pesquisando novas formas de enfrentamento desse mal, que até os anos oitenta sequer era conhecido.
Nesse sentido, pedimos orações a Deus pela eliminação do angioma cavernoso do cérebro do Ricardo; não sendo possível, que esse angioma possa permanecer estável, sem crescer ou sangrar novamente; e, por último, que Ele permita a evolução das descobertas científicas para possibilitar o tratamento desse mal e a cura de todos os que dele padecem. Que nós, da família de Ricardo possamos ter a sobriedade para orientá-lo adequadamente e ajudá-lo na condução de uma vida o mais saudável e menos estressante possível, o que não é fácil; e que possamos ver e compreender qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, conforme Rm 12:1. Enfim, pedimos a misericórdia divina por ele e por nós.
Desde já agradecemos a todos os que se sentirem tocados por esse problema que nós estamos enfrentando e que puder nos incluir em suas orações. Que Deus possa abençoar a todos.
Abraços,

Izaias Resplandes de Sousa.



domingo, 7 de março de 2010

ANIVERSARIANTES DE RONDONPÓPOLIS

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO-OS.
QUE SEJA FELIZ, NÓS ROGAMOS A DEUS UM FUTURO RISONHO JUNTO A TODOS OS SEUS.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Missionario no Sesi



No dia dois e março os missionários Isaias e Rosangela Almeida foram convidado pela diretora do Sesi Regina Rocha da igreja Neo Testamentária de Corumbá para participar 1ª aula de reinaugurando do Sesi em Corumbá-MS, os missionários ministraram pequenas mensagens bíblicas para os alunos, pais presentes e professores.